NintenForum-PT - fórum de Nintendo em Portugal

Versão completa: Fire Emblem - Path of Radiance
Está a ver uma versão reduzida do conteúdo. Ver a versão completa com toda a formatação.
Um dos melhores jogos que eu tenho para a GameCube é o nono capítulo da série de RPGs tácticos Fire Emblem.

Path of Radiance foi lançado em 2005; produzido pela Intelligent Systems (Nintendo Wars, série Paper Mario, série Wario Ware, Mario Kart Super Circuit), foi o único capítulo da série FE para a 128-bit da Nintendo.

A série Fire Emblem foi inaugurada em 1990, no Famicom. Teve direito a sequela na mesma consola em 1992; no Super Famicom, a série FE teve três títulos, lançados em 1994, 1996 e 1999 (este, Fire Emblem Thracia 776, foi o último jogo para a 16-bit da Nintendo). Não passou pela N64, mas teve três episódios no GBA. Até 2001, todos os jogos da série estavam confinados ao Japão e para os jogadores ocidentais o jogo era praticamente desconhecido.

Entre o primeiro e o segundo FE para o GBA, foi lançado Super Smash Bros. Melee, que como sabemos tem duas personagens adoradas por muita gente - Marth (estrela dos primeiros jogos da série) e Roy (personagem de pelo menos um FE no GBA). As personagens foram tão populares que a série começou a ganhar seguimento no ocidente e em 2002 a Nintendo America e Nintendo Europa fizeram finalmente o favor de lançar o seguinte jogo para o GBA, tendo sido em seguida lançado mais um capítulo da série em 2005, ao mesmo tempo que o da GameCube.

Como já disse, trata-se de um RPG táctico - ou seja, não é centrado na exploração, na medida em que não escolhemos a direcção que as personagens tomam, que locais visitam, não existem masmorras, etc. Temos sim, uma equipa de mercenários que é arrastada para um conflito de enormes dimensões e que se vê envolvida em combates com adversários poderosos - cada capítulo do jogo é uma batalha, onde temos de escolher as nossas unidades, decidir para onde as movemos, que inimigos atacamos, com que armas, que objectos usamos, etc, tudo isto é turn-based.

A mecânica é simples de aprender, mas o jogo é bastante denso. A história foi muito bem escrita - sem querer revelar nada de profundo, a pequena equipa de mercenários que controlamos vê-se apanhada de surpresa por uma invasão de um reino vizinho liderado por um monarca cruel que pretende alastrar o conflito a todo o continente. O grupo é envolvido na guerra a partir do momento em que são confrontados com uma situação muito sensível que os coloca em perigo. A partir daí, iniciam uma viagem pelo continente Tellius em busca de apoios noutros reinos contra Daein (o reino agressor, liderado por Ashnard, o "rei louco").

As personagens são bastante interessantes, cada uma das quais com uma história e personalidade própria - já agora, controlamos todas as personagens recrutadas para a equipa, não apenas o líder. Entre os membros da equipa temos espadachins, cavaleiros, magos, sacerdotes, arqueiros, ladrões e mais alguns... Como não podia deixar de ser, devemos fazer subir o nível das nossas personagens - cada combate traz pontos de experiência (que variam consoante o nível do inimigo e o nível da nossa personagem, bem como da natureza do combate). Subidas de nível resultam em melhorias dos atributos - HP, força, defesa, velocidade, magia, resistência, sorte e habilidade - enquanto a utilização regular das armas confere-lhes uma maior mestria no seu domínio.

Como já referi, as personalidades dos intervenientes são muito importantes, ao ponto de o jogo ter previstos entendimentos entre os membros da equipa - certas personagens têm uma relação melhor com umas do que com outras, ao colocá-las lado a lado nos combates, isso vai melhorar o entendimento e entre as missões - na "Base" onde gerimos os recursos entre cada capítulo - elas podem ter as chamadas "support talks" que aumentam o nível de entendimento o que resulta numa melhor prestação em combate quando estão lado a lado.

Os gráficos cumprem a sua função - são frugais nos combates, mas os cenários entre as missões quando nos é narrada a história e quando as personagens conversam umas com as outras, são belíssimos.

Os efeitos sonoros não trazem nada de especial ao jogo - existe pouco voice acting e limita-se às cut scenes - contudo, a banda sonora é grandiosa. Ao registarmos os pontos VIP do jogo, podemos fazer o download da BSO e posso dizer-vos que é muito boa.

A jogabilidade está de parabéns - é fácil de aprender mas exige muita concentração e torna-se cada vez mais complexa à medida que as missões passam. Temos de estar muito atentos às circunstâncias, aos inimigos, às suas armas, aos imprevistos (que surgem nas piores alturas) e ao alcance dos ataques inimigos - uma desatenção pode ser fatal, já que os inimigos costumam ir atrás das unidades mais fracas se estas estiverem na linha de fogo.

Um pormenor que deve ser dito - quando uma das nossas personagens é abatida (HP desce a zero) ela morre, sem recuperação possível. Há muito poucas excepções, que ocorrem com personagens que ao atingirem 0 de HP, são ordenadas pelo comandante para se retirarem do campo de batalha. Estas personagens continuam a fazer parte da equipa e a aparecer nas conversas, mas já não combatem. Se o comandante ficar reduzido a 0 de HP, é game over.

A descrição está a ficar bastante longa por isso vou terminar a minha avaliação, dizendo que recomendo vivamente Fire Emblem - Path of Radiance a todos os que querem uma experiência exigente e que obrigue a usar o cérebro - não se iludam, quem entra em combate de forma irracional lixa-se (e de que maneira!).

Numa escala de 0 a 20, dou-lhe um 17 Smile

Site oficial americano --> http://www.fire-emblem.com/pathofradianc...index.html

Site oficial japonês --> http://www.nintendo.co.jp/ngc/gfej/index.html
Óptima review, e concordo que o jogo é excelente! Aguardo ansiosamente a sequela na Wii.

Já agora, quem quiser dicas para o jogo (válidas também para os outros Fire Emblems, incluindo os da GBA), escrevi há tempos uma série delas, aqui: http://www.patodadestruicao.com/fire-emb...t-948.html
O teu guia está muito bem feito Smile

Eu também costumo fazer essa manobrazinha de enfraquecer os inimigos e depois dar-lhe o golpe final com um membro mais fraco.

Já o acabei uma vez no modo Easy - perdi três unidades, o Oscar numa das primeiras missões, a Jill já perto do fim e o Soren no último capítulo. Um dos erros que cometi foi, ingenuamente, ter confiado demasiado na Titania, tal como confiei demasiado no Mordecai e no Muarrim - o resultado foi que nunca desenvolvi unidades como o Rolf, a Mist, o Brom, o Sothe, o Volke e a Nephenee. Em compensação, desenvolvi bastante a Tanith, a Mia e a Ilyana - a Mia foi uma excelente aposta, a defesa não é grande coisa mas é rapidíssima e tem Advantage; depois foi só colocar-lhe as armas correctas nas mãos - por exemplo, forjar-lhe um espada com um percentagem elevada de critical hits e ela foi uma verdadeira máquina contra inimigos em princípio mais poderosos Big Grin

Agora estou no modo normal, vou no capítulo 11 e está a correr tudo muito bem - quero desenvolver personagens que não desenvolvi da primeira vez e só utilizo a Titania para proteger membros mais fracos - por exemplo, colocando-a à frente de um mago, que pode atacar à distância.
Um jogo que sonho ter Tongue

Ainda bem que vai sair uma sequela na Wii, mas mesmo assim gostava de jogar este. Dizem tão bem do jogo Rolleyes

Boa review Yggdrasil.

PS: É bom ver-te por aqui Wink
Este é um dos jogos que mais quero, até porque estou interessado no Radiant Dawn, mas em antes quero jogar este para seguir a história.

Deste modo, encontrei um site que vende a versão francesa do Path of Radiance e queria saber se, esta versão que é de outro país, permite escolher a língua inglesa.

Fico a aguardar resposta. Smile
h4rri3r: podes sem problema nenhum; eu comprei o meu Path of Radiance a uma loja francesa e apesar de a caixa e o manual de instruções estarem em francês, podes escolher a língua dos textos.

Yggdrasil Escreveu:
h4rri3r: podes sem problema nenhum; eu comprei o meu Path of Radiance a uma loja francesa e apesar de a caixa e o manual de instruções estarem em francês, podes escolher a língua dos textos.

Sendo assim, vou encomendar o meu.

Muito obrigado pela ajuda!Smile

URLs de referência